sábado, 27 de junho de 2009

Itinerância Videobrasil em Joinville

Desde a década de 80 as Itinerâncias Videobrasil são realizadas com o objetivo de visibilidade das obras que marcaram cada edição do Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC_Videobrasil. Mais de vinte programas itinerantes já levaram trabalhos premiados pelo Festival a dezenas de cidades no Brasil e no exterior.
O projeto quer formar público e consolidar o circuito do vídeo, alimentando-o de forma sistemática com exemplos instigantes da produção eletrônica do sul do mundo. Realizada pela Associação Cultural Videobrasil e pelo SESC São Paulo, a Itinerância Videobrasil (2008-2009) reúne obras de artistas premiados no 16º Videobrasil (2007). Nove obras vindas de diferentes estados brasileiros, da Argentina, da Austrália, do Zimbábue e do Líbano compõem a seleção, que se constrói sobre as escolhas do júri internacional de premiação do Festival.
As obras exemplificam uma diversidade de estratégias contemporâneas que envolvem o vídeo, como a reinvenção do documentário, a incorporação da imagem nos processos de intervenção urbana e a confirmação do videoensaio como forma do pensamento audiovisual.

Programa 1: Prêmio do Júri (duração: 00:65:13)

Juksa - Maurício Dias (Brasil, Walter Riedweg (Suíça)
Rawane's Song - Mounira Al Solh (Líbano)
Revolving Door - Alexandra Beesley (Austrália), David Beesley (Austrália)
Várzea - Estúdio Bijari (Brasil), Ricardo Iazzetta (Brasil)

Programa 2: Prêmios de Residência Artística (duração: 00:40:08)

Abismo Virtual - Eustáquio Neves (Brasil)
Canto de Aves Pampeanas 1 - Nicolás Testoni (Argentina)
Canto Doce Pequeno Labirinto - Caetano Dias (Brasil)
Untitled (Zimbabwean Queen of Rave) - Dan Halter (Zimbábue)
Weekend - Federico Lamas (Argentina)

Fonte: Site da Videobrasil

Então gurizada, a Itinerância Videobrasil 2008/2009, estará em Joinville nos próximos dias 29 de junho, com o Programa 1, e 30 de junho, com o Programa 2. As sessões serão às 8h30 e às 19h30. O local escolhido foi o auditório da Univille, e a entrada é franca.

Vale e deve-se lembrar, que a Itinerância Videobrasil dando o ar da graça aqui pela cidade, é uma realização do SESC Joinville em parceria com a Univille.


Paz na Terra!






















Porque no céu...

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Catarse

Thomas quer encontrar sentido no mundo. Para isso, ele vai atrás de uma figura enigmática, que chegou a um estágio de consciência que nehum humano jamais pensou. Na visita ao seu "gênio da lâmpada", repleto de sua descrença, Thomas pode encontrar resposta para tudo. Apenas tudo.

Essa é a sinopse de Catarse, mais um curta metragem que será filmado e produzido em Joinville.
Por trás das câmeras, direção de Jean DrGonzo Almeida, roteiro de Caio Carnissa Biagiotto, e produção de Moises Doofy Oliveira (Maquinaruim Filmes). Coisa boa virá por aí, afinal os caras foram semi-finalistas do concurso Claro Curtas/SP 2008, com "Plural".

Quem quiser acompanhar notícias sobre a produção de Catarse, é só ficar de olho no blog do curta: http://curtacatarse.blogspot.com


terça-feira, 23 de junho de 2009

Cinemaiêutica

Pois é senhoras e senhores, esse é o nome do novo curta-metragem joinvilense, de autoria do publicitário Rodrigo Falk Brum.
As gravações começaram nesse último sábado, 20 de junho, no Botequim da Frau, tradicional ponto de encontro da boemia de Joinville. No lugar de beberrões e personalidades exóticas, câmeras, luzes, atores e muito suor. As filmagens se estenderam por todo o fim de semana, e encerraram ontem, segunda-feira, 22 de junho, por volta do meio-dia.
Julio Cesar May, diretor de produção, adiantou à Vanessa Bencz, repórter do A Notícia, que o curta se trata de um jovem que tenta convencer outro de que estão em um filme. May diz ainda que irão usar alguns recursos que lembram o filme "Pulp Fiction" e o comediante Charlie Chaplin.
O curta, que foi aprovado no último Sistema Municipal de Desenvolvimento Pela Cultura (Simdec), conta com os atores Bethito Tavares e Pedro Furtado. Sem data de estreia definida, está previsto para o final do ano.


Pois é gurizada, enquanto "Cinemaiêutica" não da as caras, gostaria de lembra-los da estreia de outro curta aqui da cidade, "Um Ensaio" de Fábio Porto, que acontece amanhã, quarta- feira, 23 de junho, às 19h, na Cidadela Cultural Antarctica.


"Chega de vírgulas, ponto final."