sábado, 27 de junho de 2009

Itinerância Videobrasil em Joinville

Desde a década de 80 as Itinerâncias Videobrasil são realizadas com o objetivo de visibilidade das obras que marcaram cada edição do Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC_Videobrasil. Mais de vinte programas itinerantes já levaram trabalhos premiados pelo Festival a dezenas de cidades no Brasil e no exterior.
O projeto quer formar público e consolidar o circuito do vídeo, alimentando-o de forma sistemática com exemplos instigantes da produção eletrônica do sul do mundo. Realizada pela Associação Cultural Videobrasil e pelo SESC São Paulo, a Itinerância Videobrasil (2008-2009) reúne obras de artistas premiados no 16º Videobrasil (2007). Nove obras vindas de diferentes estados brasileiros, da Argentina, da Austrália, do Zimbábue e do Líbano compõem a seleção, que se constrói sobre as escolhas do júri internacional de premiação do Festival.
As obras exemplificam uma diversidade de estratégias contemporâneas que envolvem o vídeo, como a reinvenção do documentário, a incorporação da imagem nos processos de intervenção urbana e a confirmação do videoensaio como forma do pensamento audiovisual.

Programa 1: Prêmio do Júri (duração: 00:65:13)

Juksa - Maurício Dias (Brasil, Walter Riedweg (Suíça)
Rawane's Song - Mounira Al Solh (Líbano)
Revolving Door - Alexandra Beesley (Austrália), David Beesley (Austrália)
Várzea - Estúdio Bijari (Brasil), Ricardo Iazzetta (Brasil)

Programa 2: Prêmios de Residência Artística (duração: 00:40:08)

Abismo Virtual - Eustáquio Neves (Brasil)
Canto de Aves Pampeanas 1 - Nicolás Testoni (Argentina)
Canto Doce Pequeno Labirinto - Caetano Dias (Brasil)
Untitled (Zimbabwean Queen of Rave) - Dan Halter (Zimbábue)
Weekend - Federico Lamas (Argentina)

Fonte: Site da Videobrasil

Então gurizada, a Itinerância Videobrasil 2008/2009, estará em Joinville nos próximos dias 29 de junho, com o Programa 1, e 30 de junho, com o Programa 2. As sessões serão às 8h30 e às 19h30. O local escolhido foi o auditório da Univille, e a entrada é franca.

Vale e deve-se lembrar, que a Itinerância Videobrasil dando o ar da graça aqui pela cidade, é uma realização do SESC Joinville em parceria com a Univille.


Nenhum comentário: